Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

25/11/2011

Esse você tem que conhecer! #01


Não conhece Hayao Miyazaki ? oO

O cineasta é co-fundador do Studio Ghibli, conhecido como "Walt Disney" do Japão completou 70 anos em 2011. Conheça um pouco mais sobre o mestre da animação.

Miyazaki e conhecido como o mestre da animação, um dos grandes diferenciais de Miyazaki, e que todos os longas de Miyazaki são feitos à mão, na forma tradicional, utilizando lápis, giz de cera e aquarela. Computadores são utilizados apenas para a finalização de poucos trechos. Seus filmes trazem uma grade riqueza em detalhes trabalhado dentro da estética japonesa, e transmitindo ensinamento de vida com historias fantásticas.

Um dos filmes mais famosos é Meu Vizinho Totoro, de 1988. Miyazaki junto com Studio Ghibli ganhou grande visibilidade no ocidente após o lançamento de A Viagem de Chihiro no qual ganhou o Oscar em 2002 e diversos outros prêmios em festivais. Traduzindo a obra de Miyazaki em uma palavra seria: Fascinante.

Se você gosta de cinema, animação tem que conhecer mais sobre Hayao Miyazaki e o Studio Ghibli. 



Alguns filmes de Miyazaki:

A Viagem de Chihiro - uma garotinha de 10 anos é obrigada a mudar-se de cidade pelos pais deixando os amigos para trás. no caminho, eles se perdem e param em frente a um imenso prédio vermelho. lá a garota separa-se dos pais e acaba entrando por um túnel que a leva a um mundo cheio de espíritos, monstros e deuses. o maior sucesso da história do cinema japonês, ganhador do Oscar de melhor Animação e uma obra-prima incontestável.

O Castelo Animado - Uma jovem chapeleira de 18 anos é transformada numa velha de 90 pela maldição de uma bruxa. com a ajuda de um belo mágico, dono de um castelo mágico, que está sempre em movimento, ela vai tentar quebrar o feitiço. o castelo é a fascinante, cheio de detalhes e surpresas. um ótimo filme.

Princesa Mononoke - Um jovem príncipe mata um deus-javali para proteger sua vila, mas é atingido pela fúria deste, que lhe deixa uma ferida mortal. em busca de sua cura ele descobre uma floresta viva e cheia de deuses, onde vive uma garota criada por lobos. a floresta é atacada pelas forças do império e os jovens tentarão protegê-la. permeado de mensagens ecológicas, o filme é belíssimo e emocionante. foi a primeira animação a ganhar o "oscar" japonês de melhor filme.

Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar - Um garotinho de cinco anos salva uma peixinha dourada presa num vidro de geleia jogado no mar e decide cuidar dela em casa. mas ela é uma princesa e o feiticeiro fundo do mar a obriga a voltar. apaixonada, a peixinha decide tornar-se humana para ficar com seu novo amigo. uma grande tempestade causa uma inundação sem precedentes, o que permite algumas das mais impressionantes cenas do filme. poético, divertido, delicioso.

Meu Amigo Totoro - Duas garotinhas mudam-se com o pai para uma casa no campo e lá encontram alguns espíritos que habitam uma grande árvore vizinha, como um simpático troll, totoru em japonês, que fica amigo delas. o personagem virou símbolo do estúdio Ghibli. na categoria "filmes fofos" é o melhor de Myiazaki.

O Serviço de Entrega da Kiki - Uma bruxinha ao completar 13 anos tem que sair de casa e encontrar uma cidade que ainda não tenha nenhuma bruxa para viver. o legal do filme é a naturalidade que as pessoas encaram os poderes da menina. lindas cenas aéreas, lindas cidades. uma delícia de filme.

Laputa, o Castelo no Céu - Um garoto órfão que trabalha nas minas encontra uma menina que cai do céu, sustentada por uma pedra voadora. juntos enfrentarão piratas e militares na busca por um castelo mítico situado numa ilha voadora. cenários meticulosamente concebidos, ação de tirar o fôlego e para quem tem medo de altura, a vertigem é certa. ótimo!

Nausicaä do Vale do Vento - Mil anos após a civilização ter sido destruída, grupos de humanos se espalham pelo planeta tentando sobreviver ao ambiente tóxico e hostil, seprados por um mar habitado por insetos gigantes. no reino do vale dos ventos, uma princesa tenta compreender a natureza e conviver com ela. música empolgante, ação vertiginosa, mensagem ecológica, outro ótimo Miyazaki.

Porco Rosso, o Último Heroi Romântico - Um talentoso aviador foi transformado em um porco por uma maldição, mas continua a combater piratas e disputar torneios no entre-guerras.  após uma batalha tem seu hidroavião vermelho praticamente destruído por um americano e ele se refugia em Milão para consertá-lo na oficina de um velho construtor, ajudado por sua neta projetista. as cenas de água e céu são lindíssimas. o roteiro é caro ao diretor, pois traz traz elementos de sua biografia.


Um comentário:

  1. Realmente, esse todos tem que conhecer!
    Totoro foi o primeiro que eu vi, não tem como não gostar..Esses dias atrás vi um dos antigos, Laputa.
    Quero ver logo os próximos "Esse você tem que conhecer!"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...